Página inicial > Vigentes > Uncategorised > Jornada de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia acontece em agosto

Jornada de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia acontece em agosto

Evento é promovido pela FIC com inscrições gratuitas

No período de 25 a 27 de agosto, acontece a Jornada de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia (Jabim), realizada pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a coordenação do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (Grupic). O evento online e gratuito traz como tema: “Arquivos, Bibliotecas e Museus: os desafios na contemporaneidade”.

O público do evento é voltado para discentes, docentes, profissionais das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, bem como a sociedade em geral interessada nestas temáticas.

As inscrições já estão ocorrendo na Plataforma Doity, sendo válido frisar que o evento será estabelecido de forma independente, permitindo ao público a escolha em participar integralmente ou somente no dia de seu interesse. Por esta razão, as inscrições se darão, também, de forma independente. Nesta perspectiva, o interessado em participar dos três dias, deve fazer a inscrição para cada dia. Quanto à certificação, por dia de evento, o participante receberá o certificado de 10 horas por dia de evento. Os links de inscrição são:

✍🏽 *Inscrição DIA 25 (ARQUIVOLOGIA): https://bit.ly/3f2SgKj*

✍🏽 *Inscrição DIA 26 (BIBLIOTECONOMIA): https://bit.ly/3evIZve*

✍🏽 *Inscrição DIA 27 (MUSEOLOGIA): https://bit.ly/33tE87e*

Objetivo do evento

Segundo a coordenadora do evento, Guilhermina Terra, o evento busca promover discussões que fortaleçam os novos rumos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, enquanto campos de atuação social e seus desafios na práxis e representatividade perante a sociedade contemporânea. “O evento ocorre no sentido de estar contribuindo para a formação da comunidade estudantil interna e externa à Ufam, como também fortalecer as práticas de profissionais que atuam nos respectivos espaços informacionais”, frisou.

A coordenadora destaco que o evento foi pensado  para promover uma troca de experiências, bem como o fortalecimento das práticas dos profissionais que atuam nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.  “Convidamos a todos(as) interessados(as) em apresentar suas reflexões, relatos de experiência ou resultados parciais/finais de suas ações de ensino, pesquisa e extensão a enviarem seus resumos expandidos”, destacou, lembrando que a temática “desafios na contemporaneidade” não está ligada, exclusivamente, ao contexto pandêmico, e sim aos desafios que os arquivos, bibliotecas e museus enfrentam para cumprirem suas ações, junto à sociedade.

Programação

A programação do evento está dividida nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, haverá a palestra de abertura (com palestrantes nacionais e estrangeiros) e Apresentação dos Trabalhos.

Na parte da tarde, será a vez da oferta dos minicursos (com profissionais de renome) e Apresentação de Trabalhos.

As informações sobre as palestras e minicursos poderão ser acessadas no ato da inscrição, Plataforma Doity.