Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 03h15 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 17h52 | Acessos: 3573

GERP - Grupo de Estudos em Relações Públicas

O "Grupo de Estudos de Relações Públicas" foi criado no ano de 2017 e é liderado pela Profa. Dra. Aline Ferreira Lira e pela Profa. Dra. Célia Maria da Silva Carvalho. O mesmo é certificado pelo Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Conta com três linhas de pesquisa em atividade. São elas: relações públicas no ambiente virtual; estudos interdisciplinares das relações públicas e teoria e história das relações públicas e da comunicação organizacional no Amazonas.

Lideres: Profa. Dra. Aline Lira e Profa. Dra. Célia Carvalho

 TROKANO - Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia - Trokano - foi criado a partir do desenvolvimento de um conjunto variado e disperso de pesquisas realizadas nos últimos anos por professores e pesquisadores do campo da comunicação egressos do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Diante dessa produção, tornou-se imperativa a necessidade de aglutinar e dinamizar esse conjunto de trabalhos a fim de não só fomentar novas pesquisas, mas também de incentivar a formação de novos pesquisadores dos fenômenos comunicacionais na Amazônia.

Líderes: Prof. Dr. Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues e Profa. Dra. Inara Regina Batista da Costa

 Mediação: Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação

Reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de técnicos-administrativos, que utilizam a abordagem semiótica na exploração das linguagens da comunicação, por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Em 2010, pesquisadores do grupo tiveram oito projetos aprovados: seis iniciações científicas (sendo uma voluntária), com bolsas PIBIC/CNPq e PAIC/FAPEAM; um projeto de extensão, com bolsa PIBEX/UFAM; um auxílio financeiro no âmbito do PPP/CNPq/MCT/Fapeam, além de abrigar a execução de quatro dissertações de mestrado. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 18 a 24 de outubro de 2010, pesquisadores, estudantes e colaboradores desenvolveram palestras sobre seus temas de estudo direcionadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública do interior do Amazonas. As palestras foram gravadas e transmitidas para as escolas por meio do sistema de TV do Centro de Mídias da Seduc-AM. Nos dias 10 e 11 de novembro, os projetos de iniciação científica foram apresentados pelos bolsistas na primeira avaliação do PIBIC da Ufam. O grupo também participou da I Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro na Ufam, com exposição de banners, distribuição de folders e exibição de vídeo sobre os projetos em andamento. No mesmo evento, promoveu a mesa redonda Semiótica da Comunicação: aspectos artísticos, cognitivos e computacionais, com a participação dos líderes do grupo e da semioticista e professora da UFAM Rosemana Staub. O laboratório do grupo está sendo montado em sala concedida pelo Departamento de Comunicação Social da Ufam, no Instituto de Ciências Humanas e Letras. O grupo mantém encontros semanais regulares, nas quais são encaminhadas atividades de caráter técnico, científico e administrativo.

Líderes: Profa. Dra. Mirna Feitoza e Profa. Dra. Ítala Clay Freitas

 Comunicação Social: estudos Interdisciplinares

O Grupo tem como objetivo principal realizar estudos interdisciplinares sobre a comunicação em interface com outros campos do saber. Tem desenvolvido pesquisas tais como: 1- Comunicação no Terceiro Setor:a utilização das mídias sociais 2- Cultura e comunicação organizacional: relações nas organizações contemporâneas 3- A influência do facebook nos hábitos alimentares  da população.

Líderes: Profa. Dra. Emília Pereira Abbud

 NEPAM - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos

Com a institucionalização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), optou-se por criar em janeiro de 2014 o Laboratório de Editoração Digital do Amazonas (Leda). O Leda, uma parceria do Nepam com a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), tem por finalidade popularizar a divulgação de resultados parciais e finais de pesquisas efetivadas pelo Núcleo. A perspectiva é apresentar respostas rápidas e objetivas às demandas amazônicas, tornando o acesso fácil, rápido e gratuito a publicações no âmbito da comunidade científica e da sociedade de maneira geral.

Lideres: Prof. Dr. Renan Albuquerque Rodrigues e Prof. Dr. Josenildo Santos de Souza

 GRUPIC - Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação

O GRUPIC - Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação foi criado por um grupo de pesquisadores e estudantes, no sentido de desenvolver pesquisa científica nas áreas da Informação e da Comunicação, de modo a contribuir com a integração destas duas áreas afins, bem como com o fortalecimento do conhecimento. Objetiva-se produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento local, congregar docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação. Espera-se que as temáticas abordadas pelo GRUPIC contribuam com a produção de conhecimento cientifico nas dimensões teóricas e práticas da promoção, prevenção e disseminação de novas informações, em prol do desenvolvimento local e regional.

Líderes: Profa. Dra. Guilhermina de Melo Terra e Prof. Dr. Jonas da Silva Gomes Júnior

 GICA - Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia

Missão: Contribuir para o fortalecimento do gerenciamento informacional como um recurso estratégico para a promoção da inovação e o aumento de competitividade das organizações, sobretudo no contexto Amazônico, por meio de reflexões sobre a identificação da necessidade, obtenção, tratamento, distribuição e utilização de informações internas e externas.

Filosofia: Gerenciamento informacional é um recurso estratégico fundamental para o desenvolvimento, o qual necessita ser compreendido compreender por meio de estudos epistemológicos, teóricos, práticos que reflitam a gestão da informação e do conhecimento para os processos de gestão organizacional.
Objetivo: Estudar os princípios, sentido, natureza, a características e uso da informação como elemento gerencial bem como seu processo de produção, transmissão, busca, acesso, uso e conservação para oferecer respostas ao processo de gestão e inovação com especial foco no contexto amazônico.

Líderes: Profa. Dra. Célia Simonetti e Profa. Dra. Danielly Oliveira Inomata

PRIMA - Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos

O PRIMA procura investir em pesquisas que envolvam produtos, processos, tecnicidades e estéticas imagéticas em um mundo povoado por imagens e imaginários em constante transformação. Acolhe docentes e discentes da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, bem como pesquisadores e colaboradores de outros cursos, áreas e IES. Contempla atividades nas linhas de pesquisa, iniciação científica, extensão e ensino, nos âmbitos da graduação e pós-graduação.

Líder: Prof. Dr. Rafael S. Hoff

IMAGO - Grupo de pesquisa em Documentos Audiovisuais e Iconográficos

A proposta do Imago é interdisciplinar e interinstitucional, pois congrega professores, pesquisadores e alunos da FIC, da Universidade Federal do Amazonas e da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Desta forma, o grupo pretende discutir questões que envolvam a produção e os estudos tipológicos de documentos audiovisuais e iconográficos, seus usos, efeitos, sua gestão, bem como sua relação com as áreas de comunicação, informação e tecnologias em ambientes amazônicos. Ainda, o grupo pretende despertar os alunos de graduação à iniciação científica, assim como a manutenção dos mesmos no universo da pesquisa e divulgação da ciência.

Líderes: Prof. Dr. Luiz Santana e Profa. Dra. Camila Leite

 

 

Fim do conteúdo da página