Trabalho de Inclusão Informacional recebe prêmio de melhor TCC na VI Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia
Para debater as pesquisas na “sociedade da informação”, aconteceu no dia 12 de agosto, a VI Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, abordando as práticas de ensino e a colaboração da área para a sociedade brasileira, assim como suas tendências e estratégias de gestão no mundo digital e globalizado.
Ainda durante o evento, foi realizada uma premiação para os três melhores artigos provenientes de trabalho de conclusão desta graduação, aprovados entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. A comissão julgadora, composta pelos professores Leandro Coelho de Aguiar, Moisés Rockembach, Clarissa Schmidt e Angélica Marques, concedeu a honra máxima ao trabalho de Evanildo Nascimento Júnior, da Universidade Federal do Amazonas.
O trabalho premiado teve orientação da professora Carla Maria da Silva, no ano de 2017, intitulado “Olhares cegos”: transformando fotografias em sons, a importância da audiodescrição no acesso à informação por usuários com deficiência visual”, que abordou os desafios da inclusão informacional de usuários com deficiência visual e apresentou o método da audiodescrição, como tentativa de viabilizar a acessibilidade.
Este trabalho de conclusão também obteve nota máxima de sua banca avaliadora e prêmio de melhor TCC de Arquivologia 2017-2018 no III Simpósio de Arquivologia da Região Norte.
Por: Isaías Santana
Redes Sociais