Direção da FIC faz parceria com senador Plínio Valério para implantar Rádio Universitária
Na manhã desta sexta-feira, 22, a direção da Faculdade de Informação e Comunicação, representada pelo Coordenador Acadêmico da Faculdade, prof. Alexandre Costa e pelo Coordenador de Comunicação Social, Gleilson Medins, reuniu-se com o senador Plínio Valério (PSDB-AM) em um hotel na zona Centro-Sul de Manaus. O encontro também contou com a participação da profa. e jornalista Edilene Mafra e do reitor da Ufam, prof. Sylvio Puga, além de representantes da Faculdade de Direito da Ufam e assessores do parlamentar amazonense.
O objetivo do encontro foi costurar uma parceria para tornar possível um antigo sonho da Ufam e do Departamento de Comunicação (antigo Decom, hoje, FIC) a implantação de uma Rádio Universitária. O projeto já existe há algum tempo e por algumas vezes, sua implantação precisou ser adiada por questões políticas e/ou orçamentárias. A proposta sofreu atualizações, e, ao que tudo indica, pode enfim, tornar-se exequível por meio de uma emenda parlamentar. Este foi o caminho estratégico planejado pela FIC para poder consolidar este sonho, que representa um importante instrumento na difusão do conhecimento científico sobre a Amazônia, a partir das técnicas comunicacionais desenvolvidas na universidade.
O senador se mostrou receptivo em firmar a parceria com a FIC para implantar a Rádio Universitária e garantiu que não vai medir esforços para ajudar a Faculdade financeiramente para custear o projeto (pelo menos em algumas frentes), assim que for possível a liberação do novo orçamento de emendas para o ano que vem.
“Fico muito feliz em receber essa comitiva da Ufam aqui, hoje. Sou egresso do curso de Jornalismo da Ufam, quando ainda se chamava UA e sei bem o que significa a implantação de uma Rádio Universitária em uma instituição tão importante quanto essa. Por isso eu digo que como senador da república é obrigação minha fazer o possível para poder colaborar por meio de uma emenda parlamentar”, asseverou o parlamentar.
O Coordenador Acadêmico da FIC, prof. Alexandre Costa, também destacou a importância de a Faculdade buscar outros caminhos para a efetivação dos seus projetos e ficou otimista com a receptividade e disposição do senador Plínio Valério em tornar-se um parceiro executivo deste projeto.
“Quero agradecer ao senador Plínio por nos receber e aceitar, de prontidão, ser um parceiro da FIC em mais esta empreitada. É fundamental destacarmos que essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento dos nossos projetos. As emendas parlamentares estão aí à disposição da promoção do bem comum, e muitas vezes, os parlamentares precisam de parcerias com as instituições para assegurar que realmente esses recursos sejam aplicados em bons projetos para a sociedade em vários segmentos. A direção da FIC sempre esteve atenta a essa possibilidade, sempre visando o aprimoramento da nossa Faculdade. Foi assim, por exemplo, que conseguimos recentemente equipar nossos laboratórios de redação, com a aquisição de computadores, por meio de uma emenda parlamentar”, ressaltou o Coordenador.
Daqui para frente, o próximo passo definido na reunião foi a criação de uma comissão interna na FIC para que sejam definidas algumas questões técnicas e de ordem jurídica para consolidar e legitimar o texto final do projeto.
Redes Sociais