Artigo publicado por professor da FIC ganha destaque internacional
O professor do curso de Arquivologia e Coordenador Acadêmico da FIC, Alexandre Costa, teve um artigo publicado na Bélgica. O artigo “Preservação Digital no Sistema de Justiça Brasileiro” (Digital Preservation in the Brazilian Justice System), escrito em parceria com as pesquisadoras Fernanda Maria Viana Maciel e Mariana Lousada Pinha, foi apresentado na Conferência Internacional sobre Preservação Digital - iPRES 2024. O evento foi sediado na cidade de Gante, na Bélgica.
O artigo foi inicialmente publicado no Brasil, pelo periódico científico Revista Informação Arquivística, do Rio de Janeiro. O reconhecimento internacional, com a publicação no continente europeu, aconteceu durante o maior evento global sobre preservação digital, quando o artigo foi apresentado na Conferência.
O evento contou com oficinas, apresentações de artigos, palestras, workshops e premiações. Na ocasião, o estudo também foi citado pelo coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), prof. Miguel Arellano, vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Em entrevista, o docente ressaltou a importância social da temática abordada no artigo, mencionando a necessidade de elaborar estratégias para facilitar o processo de preservação digital. “É importante refletir e apontar boas práticas sobre estratégias de preservação digital para os documentos arquivísticos no Sistema de Justiça brasileiro, para que os documentos produzidos hoje sejam acessíveis no futuro, e com qualidade”, afirmou. O professor Alexandre também destacou que o projeto está relacionado ao cumprimento de direitos da população. “Pois demonstra uma boa prática de governança e garantia de direitos dos cidadãos, além de comprometimento com a transparência administrativa”, concluiu.
A relevância da participação no evento foi reconhecida pelo site oficial do Governo Federal (www.gov.br), que destacou a apresentação do artigo escrito pelo professor de Arquivologia da FIC.
Redes Sociais