Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadoras da FIC lançam livro sobre a participação feminina na ciência e no empreendedorismo

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 17h10

Livro destaca trajetórias de pesquisadoras na Amazônia unindo ciência e empreendedorismo

O  livro "Ciência e Empreendedorismo: experiências de pesquisadoras na Amazônia" traz à tona a importância da participação feminina na ciência e no empreendedorismo, especialmente em uma região tão desafiadora e rica como a Amazônia.

Organizado pelas pesquisadoras da FIC, da área de Comunicação, Inara Regina Costa (curso de Relações Publicas) e Cristiane Barbosa (curso de Jornalismo) em parceria com Manuella Dantas, , Edilene Mafra e Mayane Mendes, o livro apresenta trajetórias que foram originalmente compartilhadas no podcast Elas na Ciência, disponível no Spotify e YouTube. A obra foi lançada no último final de semana durante a Feira do Empreendedorismo, no SESI – Arena Sebrae Delas.

“Cada capítulo é um episódio do podcast que revela resultados de pesquisas realizadas na Amazônia relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de abordar a superação de obstáculos e conquistas científicas e empreendedoras”, explicou Inara Costa, coordenadora do projeto e docente da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

A publicação é resultado do edital 007/2023 do Programa de Empreendedorismo Feminino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que promove a igualdade de gênero e incentiva a participação feminina no cenário científico. O projeto foi realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com coparticipação do Portal Edilene Mafra.

Produzido pela Editora Reggo em parceria com a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), o livro possui edição impressa limitada, mas também está disponível em formato digital gratuito, acessível pelo repositório da Ufam: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7707. O lançamento destacou a importância do papel da mulher na ciência e no empreendedorismo na Amazônia, reforçando o impacto dessas iniciativas para o desenvolvimento sustentável da região.