FIC dá início às Assembleias Setoriais para a reestruturação da Estatuinte da Ufam
Na última segunda-feira, dia 20, a Ufam deu início às suas Assembleias Setoriais para recompor/atualizar seu estatuto geral, institucionalmente conhecido como Estatuinte. E a FIC foi a escolhida pela Comissão Geral da Estatuinte (CGE) para iniciar as discursões setoriais deliberativas.
Durante o encontro, o vice-presidente da CGE, Diego Squinello, destacou a necessidade de atualizar as diretrizes da universidade a partir das assembleias setoriais. "Este momento é importantíssimo porque nós estamos vivendo a reformulação do Estatuto Geral da nossa universidade, e esse estatuto é como se fosse a constituição da universidade. E é ele que diz qual é a universidade que queremos construir para os próximos anos. Atualmente, o Estatuto Geral da Ufam está bastante defasado. Apesar de ele ser de 2001, boa parte dele ainda vem da década de 70, no período da Ditadura. Então, esse é um momento privilegiado para democratizarmos a nossa universidade. Por isso é fundamental a participação de todos nessas assembleias".
A primeira reunião setorial da FIC teve boa participação da comunidade acadêmica, que pode compor de forma equânime os seis eixos temáticos da Assembleia com representantes de cada segmento da Faculdade: docente, discente e administrativo. Nos próximos dias, os Grupos de Trabalho (GTs) ou comissões definidas na Assembleia Setorial vão se reunir para discutir e formular suas propostas, para apresenta-las a partir da próxima segunda-feira, a todos os membros envolvidos e encaminhar, por fim, a relatoria final desta Setorial à CGE.
Redes Sociais