Alunos de Relações Públicas promovem feira de fanzines
A “Paperzine: uma feira de mil motivos” é uma atividade da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, sob orientação da professora Célia Carvalho, tendo como objetivo explorar a criatividade dos alunos na idealização e na produção de fanzines. Essa é a primeira edição da feira, que ocorre na quinta-feira, 27, no Centro de Convivência (CDC), no setor Norte da UFAM.
Legenda: alunos confeccionando fanzines para a feira “Paperzine: uma feira de mil motivos. Fotos: Leonardo Mota
A ideia de explorar a criatividade dos acadêmicos foi o motivador da organização da feira de zines. Para a professora Célia Carvalho, “extrapolar as paredes de sala aula e levar o que se produz em âmbito acadêmico é relevante para a formação dos discentes, que têm a oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica os fanzines pensados e produzidos de acordo com a perspectiva e visão de mundo de cada, explorando a criatividade de cada um”.
A turma de Produção Textual para Meios Impressos, do 4º período do curso de Relações Públicas, é composta por 23 alunos, e cada estudante irá criar cinco zines, apresentando um arsenal de produções comunicacionais e artísticas com várias temáticas, como cinema, meio ambiente, personalidades públicas, moda e música.
“O fanzine é uma mídia muito democrática, que permite a expressão de ideias e opiniões de forma livre e independente, sendo um espaço ideal para o incentivo à produção de trabalhos autorais", aponta Alana Macário, aluna da disciplina e integrante da produção dos zines.
A exposição valoriza a produção independente e incentiva a criatividade e a originalidade dos alunos, além de contribuir para inshgts e inspirações, por isso é de extrema importância a participação do corpo acadêmico.
Jornal-mural Expresso
Além da feira de fanzines, o público poderá aproveitar para ler a primeira edição deste semestre letivo do Expresso, jornal-mural editado pelos estudantes de Produção Textual para Meios Impressos, cujo título dessa edição é “PaperZine: uma feira de mil motivos”.
“Minha experiência como editora está sendo um pouco desafiadora. Há uma certa dificuldade em conciliar a produção dos fanzines, correção dos textos e a solicitação de material dos meus colegas de classe. Mas também há uma satisfação imensa no aprendizado das demandas para o meio acadêmico e profissional, que serão primordiais no futuro”, destaca Vivía Pantoja, editora da primeira edição do jornal-mural Expresso 2023.
A composição dos textos versa sobre o que é fanzine, como se cria um zine, dicas de produção, entre outros assuntos. O painel fica disponível para leitura até a próxima quinta-feira, 4 de maio.
O Expresso é uma atividade da disciplina Produção Textual para Meios Impressos e sua primeira edição foi apresentada em 1997.
SERVIÇO
O que é: Paperzine: uma feira de mil motivos - 1ª Edição.
Quando : 27 de abril de 2023.
Horário : 8h as 13h.
Onde: Centro de Convivência - Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas, Campus Universitário
Redes Sociais