Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > GP Trokano avança em ações de popularização da ciência em 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

GP Trokano avança em ações de popularização da ciência em 2022

  • Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 09h44
  • Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 09h46

Escrito: Ana Beatriz

Revisão:  Cristiane Barboisa

 

Para o ano de 2022, o grupo pretende avançar em ações de divulgação científica e promover evento voltado para a Folkcomunicação

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (GP Trokano) inicia suas atividades em 2022 com uma série de lives de divulgação científica veiculadas no YouTube e Fanpage do Portal da Ciência, projeto de extensão do grupo.

A ideia é aproximar cada vez mais a comunidade do universo científico. Além dessa iniciativa, o GP, formado por dez pesquisadores da Ufam, pretende lançar neste semestre um e-book com artigos produzidos sobre comunicação, ciência, cultura e Amazônia. 

A primeira live programada ocorreu na quarta-feira (02/02), trazendo uma entrevista com o renomado pesquisador da Fiocruz, Felipe Naveca. O tema abordado foi a 3ª onda de Covid em Manaus, incluindo ainda os tópicos da variante Ômicron e a vacinação de crianças.

O  Portal da Ciência vem realizando lives desde 2020 e a programação será continuada em 2022, de forma mais sistemática, pelo menos duas por mês, abordando temas de interesse da sociedade relacionados com a ciência.

Divulgação científica em 2022

Os planejamentos para este ano no GP estão voltados para eventos, publicações e mais avanços na divulgação científica. O líder, Allan Rodrigues, salientou o evento que será realizado no meio deste ano, a III Jornada Pan Amazônia de Folkcomunicação, e expectativas para a realização de projetos com possibilidade de contato presencial.

“Para 2022, já temos um evento internacional para ocorrer em junho e temos expectativas de colocar vários outros projetos em andamentos que precisam da presencialidade, nossa expectativa é de retomar alguns projetos e implementar novos com possibilidade de poder estar presente em contato com os alunos”, evidenciou Allan.

Algumas das futuras realizações também estão voltadas para o lançamento de um podcast sobre ciência no Spotify e no YouTube.

Balanço de 2021

De acordo com o líder do grupo de pesquisa, Allan Rodrigues, mesmo com as circunstâncias por causa da pandemia, o ano de 2021 foi produtivo. “Conseguimos andar com as pesquisas do laboratório de estudos avançados e também publicar uma coletânea com dois livros. Além disso, realizamos um evento com presencialidade e também transmitido ao vivo. Foi um ano que conseguimos realizar muitas coisas”, disse.

O evento promovido pelo grupo foi o I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, um evento híbrido que ocorreu de forma presencial e online. Por conta da pandemia da Covid-19, foi totalmente adaptado, sendo realizadas conferências, mesas temáticas, minicursos, oficinas e apresentação de Grupos de Trabalho.

Pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo na e sobre a Amazônia (Labjam), braço de pesquisa do GP, foram publicados dois e-books da coletânea intitulada 'Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente no Brasil'.

“São e-books que contemplam a publicação de doze artigos científicos com resultados de pesquisas do Labjam, realizadas nos últimos dez anos sobre a qualidade do jornalismo científico e ambiental nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste”, explicou.

Do ponto de vista de pesquisa, foram concluídos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), sobre a qualidade do jornalismo científico na cobertura da pandemia em portais de notícias locais e em principais jornais online do País, com orientação dos professores e líderes do grupo, Allan Rodrigues e Cristiane Barbosa. Os estudos sobre essa perspectiva continuam em 2022. 

Outro trabalho relevante de Iniciação científica aborda a percepção da ciência produzida na universidade por parlamentares do Amazonas, coordenado pela professora de Relações Públicas, Inara Regina. A pesquisadora também está desenvolvendo um estudo científico, que será concluído em 2023, sobre a prática da divulgação científica em universidades. "O trabalho aborda o processo de divulgação científica de universidades das regiões Norte e Centro-oeste, como uma contribuição da área de Relações públicas", detalhou Inara.

Portal da Ciência

O avanço na popularização do conhecimento científico também foi um trabalho realizado pelo grupo em 2021, por meio do projeto Portal da Ciência, que tem como objetivo a divulgação da ciência e a formação de jornalistas científicos publicando resultados de pesquisas em seu site e redes sociais. 

A partir disso, o portal realizou 15 lives com jornalistas que cobrem ciência e meio ambiente no Brasil, como Marcelo Canelas, e com pesquisadores envolvidos na pesquisa da pandemia de Covid 19.

Segundo a docente de jornalismo e coordenadora do portal, Cristiane Barbosa, atualmente essa iniciativa está voltada fortemente para a divulgação científica nas mídias sociais digitais com publicações diárias. “É um espaço valioso para discentes de Jornalismo e Relações Públicas aprenderem as técnicas, praticarem e assim, contribuem para a popularização da ciência com uma linguagem completamente adaptada para as mídias sociais digitais”, salientou a pesquisadora.

De acordo com uma das alunas participantes do grupo e bolsista do Pibic, Beatriz Souza, os projetos de pesquisas e os projetos de extensão são completamente indispensáveis na vida acadêmica e na universidade. 

“O Portal da Ciência, em especial, ajuda bastante por que é onde conseguimos ter o contato com a prática jornalística, contato que não temos, por exemplo, na sala de aula, então aprendemos muitas técnicas jornalísticas com a professora Cristiane e conseguimos colocar em prática como elaborar uma pauta, fazer vídeo reportagem, boletins científicos. Além disso, o portal nos permite acrescentar muitas experiências no portfólio, que com certeza vai ajudar profissionalmente e futuramente no mercado de trabalho”, salientou a aluna. 

Pesquisa em Folkcomunicação

Ainda em 2021, ocorreu, em Parintins, o I Seminário de Folkcomunicação de Parintins. Organizado pelo Trokano, o seminário contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e fez parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na programação realizada em Manaus e em Parintins, a jornada contou com palestras e mesas redondas, oficinas, minicursos, mostras de curtas  metragens e exposição de banners com resultados de trabalhos de conclusão de curso.

A Folkcomunicação é um dos estudos que o grupo Trokano tem como foco, com o objetivo de promover debates sobre questões relativas às interfaces entre a comunicação, a cultura popular e o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Grupo de Pesquisa Trokano

O núcleo de pesquisa, inserido na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), criado em 2011, tem como objetivo formar e agrupar pesquisadores acerca dos fenômenos comunicacionais na Amazônia e fomentar novas pesquisas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página