Página inicial > Últimas Notícias > Professor Leandro Aguiar profere palestra sobre preservação de patrimônio cultural no Amazonas

• Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h02
  • Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h08

Reproduzido da Ascom/UFAM - Juscelino Simões

O professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, Leandro Aguiar, profere palestra intitulada "Patrimônio para quê? Sua função social e a importância de sua preservação no Amazonas", no Fórum Amazonas de Museus ‘Os Museus pós-pandemia: desafios, adaptação e inovação tecnológica’, no dia 24 de novembro. O evento será nos dias 23 e 24 de novembro e será no formato híbrido.

O docente Leandro Aguiar, do curso de Arquivologia da Ufam, profere palestra no evento ‘Fórum Amazonas de Museus’ organizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, em formato híbrido (presencial, no Palacete Provincial; e virtual, pelo YouTube), no próximo dia 24. O convite ao docente para participar do evento pode ser visto como fruto do trabalho que ele realiza no Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio, que foi criado em 2019 e é coordenado por ele, cujo objetivo é justamente contribuir na preservação e difusão do patrimônio cultural e histórico, principalmente o patrimônio documental.

“Fico honrado com o convite de poder representar a Ufam e a academia, buscando contribuir assim na reflexão da importância dos museus na preservação e difusão do patrimônio cultural de nossa sociedade. Considero importante a participação da Universidade nesse processo de reflexão e planejamento. A importância do evento organizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas está justamente na tentativa de refletir o papel das instituições de cultura com esse "novo" normal pós-pandemia, assim como a chegada de vez das inovações tecnológicas. Os Museus podem ser exemplos de espaços culturais que tiveram que se adaptar ao meio digital, seja sua administração interna, seja pelo objeto principal de sua existência, as exposições e atividades culturais e educativas”, destacou Leandro Aguiar.

Para inscrições e maiores informações: http://linktr.ee/culturadoam