Página inicial > Últimas Notícias > Nova direção da FIC/Ufam é empossada nesta segunda (24/05)

Nova direção da FIC/Ufam é empossada nesta segunda (24/05)

• Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 17h10
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 17h10

Por Cristiane Barbosa, da Comunicação da FIC/Ufam

A nova direção da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tomou posse nesta segunda-feira (24/05), no Gabinete da Reitoria, transmitido de forma remota pela internet.

O evento foi conduzido pelo reitor da Ufam, Sylvio Puga, que destacou este como um momento de celebração da universidade púbica, enfatizando a alegria de ver os professores Allan Rodrigues e Guilhermina Terra e o Técnico Administrativo em Educação, Faustino Beleza, em colocarem seu nomes para dirigir a faculdade no quadriênio.

“A FIC é uma faculdade jovem no conjunto das faculdades e nem por isso menos ativas. Jovem, pujante e proativa que tem uma agenda ativa e que acabe a administração superior a apoiar a faculdade para os desafios que são colocados e os que vão surgir. Estamos juntos para superar de mãos dadas, pois é assim que sei trabalhar. Entendo que a Ufam é a grande mãe e que ela que está acima de todos nós”, declarou o reitor.

O diretor reeleito, Allan Rodrigues, lembrou que, nos últimos quatro anos, durante sua primeira gestão, houve um avanço muito significativo no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão nas áreas da informação e da comunicação, no entanto a FIC precisa ser consolidada com ações como a construção de mais um bloco. Segundo Rodrigues, com esse bloco a FIC pode dar melhores condições de funcionamento para os cursos da área da informação, aos grupos de pesquisa e completar a infraestrutura da faculdade.

“A criação de programas de pós-graduação lato e stricto senso, integração pedagógica dos cursos de graduação e formação contínua dos servidores da FIC também são prioridades nesta nova gestão", destacou o diretor.

A nova coordenadora acadêmica da FIC/Ufam, Guilhermina Terra, declarou que agora inicia um novo ciclo na nossa Faculdade. Na avaliação dela, neste novo ciclo, certamente, novos desafios e obstáculos esperam a gestão. No entanto, tomando por base o slogan da chapa ‘Compromisso com a FIC’, Guilhermina ressalta que o compromisso que terá por princípio dois pilares: o processo dialógico e a gestão participativa.

“Queremos que cada docente, discente e técnico(a) se sintam sujeitos do processo gestor, que sintam o sentimento de pertencimento e parte, igualmente, importante, pois todos nós somos FIC, portanto, todos são responsáveis pelo nosso patrimônio material e imaterial. Que possamos, juntos, vencer os desafios e eliminar os obstáculos, que possamos, juntos, construir o que é nosso!”, afirmou ela.

O coordenador administrativo, Fausto Beleza, disse entender que há uma enorme responsabilidade com a comunidade acadêmica. “Juntos, nós que ora assumimos a direção dessa faculdade, não mediremos esforços para que o ambiente administrativo e pedagógico seja sempre de melhorias constantes. São muitos os desafios que assumiremos a partir de hoje, a nossa chapa nasceu da consciência de que juntos somos mais fortes. Estou confiante de que a gestão que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, porém não esmoreceremos em relação as justas reinvindicações dos nossos colegas, docentes, discentes e técnicos”, frisou o coordenador administrativo.

Ex-gestores cumprimentam nova direção

O ex-coordenador administrativo, Gleilson Medins, que fez parte da primeira gestão conduzida por Allan, esteve presente na posse, destacando que os anos à frente da coordenação foram transformadores e com muitas experiências. “Tive oportunidade de conhecer por dentro o ambiente. Fui aprendendo maturando a minha persona, conseguindo equilibrar as atividades. É uma função delicada onde é preciso saber lidar. A função de coordenação administrativa depende bastante da administração superior”, disse durante a solenidade de posse.

A ex-coordenadora acadêmica, Inara Regina Costa, também prestigiou o evento, destacando a satisfação em ter contribuído com a gestão por um ano e dois meses. Em sua reflexão, Inara disse que há sempre pessoas que cruzam seus caminhos para ajudar e outras ajudar também, pois isso depende do ponto de vista. “Pude colocar em prática minha formação em relações públicas que é a construção de relacionamentos saudáveis. Agradeço pela oportunidade e saio com sentimento de dever cumprido e retorno com satisfação para minha atividade de ensino, pesquisa e extensão”, disse.