Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo Mediação realiza evento em alusão aos 10 anos de atividades na Ufam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo Mediação realiza evento em alusão aos 10 anos de atividades na Ufam

  • Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 16h37
  • Última atualização em Sábado, 22 de Mai de 2021, 08h55

Por Cristiane Barbosa

O Grupo de Pesquisa Mediação realiza, até o próximo dia 21/05, a Jornada de Estudos em Comunicação, Complexidade e Culturas - Dez Anos Mais, com apresentação das pesquisas em curso. O evento, alusivo aos dez anos de atividades do GP Mediação, traz de forma remota, via internet, para a sociedade as pesquisas em curso no grupo em sessões de comunicação, além de palestras, rodas de conversa com pesquisadores egressos e apresentações culturais.

O ponto alto da programação será o lançamento do livro Linguagens e Comunicação na Amazônia, organizado pelas pesquisadoras e professoras de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), Dra. Mirna Feitoza Pereira e Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas e pelo pesquisador Prof. Dr. Wilson de Souza Nogueira.  Editado pela Valer, o livro reúne uma mostra da produção científica do grupo nesses dez anos, com 16 capítulos e 18 autores e autoras egressos do grupo.

Segundo a fundadora e líder do GP, Mirna Feitoza Pereira, durante o evento será apresentada a nova proposta de pesquisa do Mediação, desenvolvida ao longo do ano de 2020 a partir da avaliação de sua trajetória e dos cenários descortinados pelo grupo em uma década de atividades. “O principal objetivo é de celebrar os dez anos de atividade do grupo de pesquisa Mediação (Ufam/CNPq), divulgando as pesquisas e experiências do grupo nesse período”, explicou Mirna. Além disso, este é um espaço para apresentar os resultados parciais das iniciações científicas em curso. Na programação inicial da Jornada, Mirna apresentou a trajetória do GP por meio de fotos e lembranças de diversos pesquisadores, frisando os resultados e frutos do grupo.

Abertura do evento

Com o cerimonial realizado pelo estudante de Jornalismo Gabriel Bravo, a abertura do evento, na manhã de quarta-feira (19/05), contou com a presença do diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues. Na oportunidade, o diretor destacou a importância do trabalho de pesquisa científica realizado pelo GP Mediação, ainda que num cenário de crise na ciência brasileira, agravado nos últimos três anos, com cortes sucessivos de verbas e bolsas reduzidas.  

Segundo ele, vários grupos como o Mediação tomaram a correta decisão de resistir. “Fazer ciência no nosso País é uma demonstração de resistência. Tenho certeza que os membros do grupo estão com vontade de produzir dentro da universidade pública, renovados, aguerridos, a manter-se nessa trincheira de defesa de produção de conhecimento na Ufam. Por isso, 10 anos é para ser comemorado, por que é uma trajetória de dificuldades, mas de muitas vitórias que ultrapassam esses desafios, visto que o grupo está realizando este evento para demonstrar aquilo que está pesquisando, o que já pesquisou.  O grupo está de parabéns por ter insistido, produzido e provado que é possível fazer ciência de qualidade dentro da região norte”, destacou o diretor.

A também líder do grupo Ítala Clay de Oliveira Freitas, presente na abertura do evento, deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Estamos celebrando hoje além dos nossos 10 anos, a nossa capacidade como seres humanos de nos organizarmos e construirmos nossa história com sentido de coletividade. Sendo assim, quero destacar nesta fala de abertura dois sentimentos que me posicionam sempre, sempre mesmo o que me posicionam o orgulho de ser Ufam e a alegria de estar no Mediação com pesquisadores comprometidos com a nossa realidade social e ao mesmo tempo sensíveis ao seu oficio pedagógico. Pessoas dedicadas que se preocupam com o ser humano e buscam tornar a universidade um lugar cada vez melhor”, afirmou.

Sobre o GP Mediação

Criado em 2010, no então Departamento de Comunicação Social do Instituto de Ciências Humanas e Letras, o grupo completou dez anos em 2020. Nesse período, o GP Mediação acolheu e deu apoio a pesquisas na área de Comunicação, com ênfase nos estudos dos processos comunicativos como problema semiótico, contribuindo com a produção de conhecimento e a formação de pesquisadoras e pesquisadores em todos os níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento. Em 2020, a linha de pesquisa Linguagens da Comunicação, que abrigou e deu o norte para o conjunto de experiências vividas nesse período, deu lugar a três novas linhas: Culturas e Produção de Linguagens e Comunicação (Linha 1); Ambientes Narrativos Comunicacionais (Linha 2) e Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação (Linha 3).

Confira mais informações sobre o evento no site: https://www.even3.com.br/DezAnosMais

Instagram: @grupo_mediacao

registrado em:
Fim do conteúdo da página