Grupo Mediação comemora 10 anos de atividades de pesquisa e extensão na Ufam
Por Cristiane Barbosa,
Da equipe da Comunicação/FIC
No ano da maior pandemia do século, o Mediação - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas da FIC/Ufam chega a primeira década de atividades organizando uma publicação alusiva a data. O trabalho vai reunir artigos de professores e discentes que participaram da trajetória do grupo.
Segundo a coordenadora do Grupo, Mirna Feitoza Pereira, é relevante informar que neste percurso o grupo reuniu pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de técnicos-administrativos. “Utilizamos a abordagem semiótica na exploração das linguagens da comunicação, por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão”, detalhou.
Nestes meses de quarentena, o grupo não parou suas atividades de pesquisa. Sob a coordenação da professora Mirna e professora Ítala Clay Oliveira a equipe atua, mesmo sob o impacto da pandemia, desenvolvendo - por trabalho remoto - atividades acadêmicas e a orientação de projetos de pesquisa. O Mediação conta com a participação também dos pesquisadores Ivânia Vieira e Wilson Nogueira, ambos doutores.
Nesse período, conforme informou o grupo, destacam-se também os encontros virtuais para a reformulação de suas diretrizes (objetivos e linhas de pesquisa), considerando o atual perfil de seus integrantes, incluindo a formação intelectual, abordagens empíricas e os projetos de pesquisa dos docentes e discentes.
De acordo com a vice-coordenadora do grupo, professora Ítala Clay, a realização semanal de reuniões por videoconferência foi uma das atividades constantes da equipe a fim de atender as demandas da Comissão da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). “Atuamos colaborando com sugestões acerca do texto de fundamentação, das ementas das linhas de pesquisa, e das disciplinas de composição para a proposta de mestrado acadêmico nas áreas de comunicação e informação”, destacou ela.
Sobre o Grupo Mediação
Criado em 2010, o Grupo Mediação atualmente, mantém as seguintes linhas de pesquisa: Linha 1- Culturas e Produção de Linguagens; Linha 2- Ambientes Narrativos Comunicacionais; Linha 3- Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação. Em referência à orientação de Iniciação Científica (Pibic), os docentes estão em elaboração das propostas para 2020-2021, prospectando temáticas relacionadas ao estudo e análise de produtos, processos e ambientes culturais e comunicacionais.
Projetos em andamento
Em status de execução constam os seguintes projetos:
2019-2020
Comunicação e linguagem cinematográfica: a representação social dos negros no filme “Corra”, de Jordan Peele. Discente: Bruna dos Santos Martins. Orientação: Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas.
Personagens adolescentes na websérie “Skam”: um estudo sobre comunicação e narrativa transmídia. Discente: Pedro Vinícius Deogenes Miguel. Orientação: Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas.
Comunicação, cultura pop & Jane Austen: um estudo sobre a prática mash up no filme Orgulho e Preconceito e Zumbis. Discente: Maria Clara Guimarães da Costa Moura. Orientação: Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas.
O filtro do mercado musical: do controle da playlist ao ouvido do consumidor. Discente: Kevin Carlos dos Anjos Moraes. Orientação: Profa. Dra. Ivânia Maria Carneiro Vieira
Paranoid: os acordes de protesto nos anos 1960-1970. Discente: Thaís Andrade Queiroz. Orientação: Profa. Dra. Ivânia Maria Carneiro Vieira.
A linguagem jornalística no podcast: uma análise semiótica do programa “Durma com essa”, do Jornal Nexo. Discente: José Airton Veiga dos Santos. Orientação: Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira.
Redes Sociais