Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação desenvolve ações para atuar durante a pandemia

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 08h17
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 08h17

Texto: Grupic

Um espaço destinado aos pesquisadores, internos e externos à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que desenvolvem estudos sobre temáticas voltadas para as áreas da Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas. Assim é o Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (Grupic), liderado pela professora Guilhermina de Melo Terra que, em 2019, criou o Grupo de Pesquisa na Unidade Acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e já conta com docentes, discentes e técnicos administrativos não só da referida unidade, mas também de outras unidades da Ufam e Instituições Federais, Estaduais e Municipais locais e dos outros estados brasileiros.

A partir do momento que a FIC, nova Unidade Acadêmica da Ufam foi criada, a integração dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas passou a ser uma meta a ser alcançada. “Por isso criei o Grupic, para que nossos pesquisadores, mesmo não sendo lotados na FIC ou na Ufam, mas que trabalham com as temáticas voltadas para os campos da Informação e Comunicação pudessem encontrar um espaço aberto às suas práticas de pesquisa, sobretudo, neste momento em que estamos vivendo”, revelou.

Atualmente, o Grupic é constituído por docentes, discentes e profissionais que atuam no contexto educacional, lotados em Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Manaus e demais municípios brasileiros.

Linhas de pesquisa

O Grupo de Pesquisa possui 04 (quatro) Linhas de Pesquisa: Cultura, Memória e Patrimônio; Informação e Sociedade; Inovação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e; Produção, Mediação, Representação e Organização da Informação, as quais são trabalhadas, a partir dos perfis dos pesquisadores, os quais desenvolvem projetos de pesquisa voltados para o ementário de uma das linhas do Grupo. Os estudos propostos são coordenados pelos docentes que, contam com o apoio dos discentes e profissionais que integram à equipe do projeto.

Os resultados dos projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores são apresentados ao longo de sua realização, sob a forma de relatórios técnicos, periódicos e palestras/cursos/minicursos. Paralelamente, ações que integram os pesquisadores são realizadas, mensalmente, por meio de encontros virtuais, com o propósito de discutir textos inerentes às linhas de pesquisa do grupo.

As parcerias com instituições nacionais e internacionais vêm contribuindo para a divulgação das práticas que estão sendo desenvolvidas pelos membros do Grupic, bem como para o fortalecimento do nome da Ufam junto aos meios científicos, como ocorrerá no evento “Educação Patrimonial em Ação: tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, a ser realizado no mês de Outubro/2020, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde a Ufam, por meio do Grupic, fará parte da comissão organizadora. Atividades, como organização de livros, apresentação de pareceres em artigos a serem publicados em periódicos científicos, encaminhamento de propostas de projetos a Editais, bem como organização de web conferências para tratar de temáticas relevantes para o campo científico e que estejam relacionadas ao Grupo de Pesquisa fazem parte das ações que estão sendo desenvolvidas durante a pandemia.

Enquanto espaço científico, o Grupic está com suas portas sempre abertas às pessoas que buscam oportunidade para desenvolver suas práticas de pesquisa. Para isso, basta entrar em contato pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de receber as Normas de Ingresso.