Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo Trokano realiza atividades de pesquisa, extensão e divulgação científica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo Trokano realiza atividades de pesquisa, extensão e divulgação científica

  • Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 14h29
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 10h19
Série: Pesquisa em movimento: conheça as atividades dos grupos de pesquisa durante a Pandemia.
 
 
 
 
Texto e foto: Grupo pesquisa Trokano
 

A realização de seminários pela internet (webinários) com jornalistas da Rede Globo, a continuidade dos projetos de pesquisa e extensão e a preparação e-books marcam as atividades do Grupo de Pesquisa em Comunicação Cultura e Amazônia (Trokano) durante a quarentena. “Embora estejamos vivendo esse período difícil da pandemia, o grupo decidiu manter-se ativo ao dar andamento às pesquisas, aos eventos e a realizar a popularização do conhecimento científico que produz”, disse o líder do Trokano, Allan Rodrigues.

O grupo foi criado em 2011 com objetivo de formar e aglutinar pesquisadores dos fenômenos comunicacionais na Amazônia. Completando dez anos em 2021, as principais atividades do grupo têm sido o site de popularização da ciência “Portal da Ciência”, uma série de livros chamada “Amazônia de Perfil” com narrativas jornalísticas sobre a realidade amazônica, o fomento a pesquisas na área da Folkcomunicação e Laboratório de Pesquisas Avançadas em Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM).

Pesquisadores do campo da comunicação do Amazonas e do Pará integram as pesquisas do grupo. “Aqui na região Norte do Brasil tem muita pesquisa, produção e profissionais das universidades empenhados na aplicação e difusão de conhecimento. Nós, da equipe de professores do Grupo Trokano, estamos integrados com outros colegas pesquisadores das principais universidades de nossa região”, revelou o professor do Curso de Jornalismo da Ufam em Parintins, Carlos Monteiro.

Seminários online com jornalistas da Rede Globo

Durante a quarentena, o LABJAM realizou dois webinários com jornalistas da Rede Globo para debater a prática do jornalismo. “O evento Diálogos sobre jornalismo, uma parceria do Trokano com o Globo Universidade, promoveu discussões com o repórter especial do Fantástico e do Jornal Nacional, Marcelo Canelas, sobre o papel social do jornalismo e com produtor da Globo News, Victor Ferreira, a respeito da cobertura jornalística da Amazônia”, contou a professora do Curso de Relações Públicas da FIC/Ufam e vice-lider do grupo, Inara Costa. Os dois webinários estão disponíveis no Canal Portal da Ciência no Youtube.

Os webinários foram uma oportunidade para estudantes, professores e profissionais do mercado jornalístico debater a prática jornalística. “Foram discussões ricas que tiveram a participação de pessoas de todas as regiões do país. No encontro com Marcelo Canelas, profissionais e estudantes de Recife (PE), Santa Maria (RS), Belém (PA), Parinitns (AM) e de Manaus discutiram o tema ‘O papel social do jornalismo” com o palestrante”, revelou o professor da Faculdade Boas Novas (FBN), mestrando e membro do Trokano, Rapahel Cortezão.

Coleção “Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente no Brasil”

Duas coleções de e-books estão sendo preparadas pelos pesquisadores do Trokano para lançamento ainda em 2020. O primeiro lançamento será da série “Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente no Brasil”, que traz o resultado de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos últimos nove anos. “O Labjam vem pesquisando a qualidade do jornalismo científico e ambiental praticado no país em todas as regiões.Os resultados serão popularizados por meio desses e-books”, explicou Allan Rodrigues.

A série “Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente no Brasil” trará o resultado de pesquisas realizadas por 15 alunos de iniciação científica e 10 pesquisadores doutores. “As pesquisas são importantes especialmente para o aprimoramento dos estudos no campo da Comunicação nas cidades do interior da Amazônia, como Parintins. Conhecimento que precisa ser alimentado e compartilhado mutuamente, tanto pelas comunidades como pela academia”, afirmou o pesquisador do Trokano e professor do Curso de Jornalismo da Ufam em Parintins, Marcelo Rodrigo da Silva.

A participação de estudantes de iniciação científica nas publicações está alinhada ao objetivo do grupo de formar pesquisadores. “O grupo me proporcionou a oportunidade de realizar a minha primeira pesquisa científica. Creio na importância do projeto para qualificar o papel dos veículos de comunicação na questão ambiental e melhorar o nível de informação da sociedade sobre o tema”, destacou a estudante de jornalismo da FIC/Ufam, Thalita Bandeira.

Referência na Amazônia em Folkcomunicação

O Trokano também trabalha na publicação de um e-book reunindo os resultados de pesquisas na área da Folkcomunicação. O grupo realizou a I Jornada de Folkcomunicaçao da Amazônia (2017), a Conferência Brasileira de Folkcomunicação (2018) e a II Jornada de Folkcomunicação (2019), eventos que tiveram juntos a submissão de 150 artigos científicos. “Estamos agora fazendo uma seleção dos melhores artigos sobre Folkcomunicação na Amazônia e reuniremos em uma coleção sobre o tema. O Trokano vem se consolidando como principal fomentador de pesquisas folkcomunicacionais na região”, relata um dos organizadores e o professor do ICSEZ em Parintins, Adelson da Costa Fernando.

As jornadas e conferências realizadas pelo grupo também tiveram o papel de despertar o interesse pela pesquisa em estudantes de graduação. “Participar do Trokano me mostrou na prática a importância de darmos mais visibilidade ao conhecimento científico, compartilhando nosso conhecimento com a comunidade”, avalia a estudante de jornalismo da FIC/UFAM, Lunna Farias Rocha.

Reformulação do Portal da Ciência

Criado em 2008, o Portal da Ciência se firmou como o único site de jornalismo científico da Região Norte. Posição que lhe rendeu, em 2011, o primeiro lugar no Prêmio Expocom na categoria “Site Jornalístico” e quatro prêmios regionais na mesma competição. Durante a quarentena, o portal passa por uma reformulação. “A popularização do conhecimento científico sempre foi uma prioridade do grupo e o Portal tem essa missão. Estamos trabalhando para capacitar nossa equipe, melhorar a interface e integrá-los às redes sociais”, adiantou a professora do Curso de Jornalismo da FIC/UFAM e vice-coordenadora do projeto, Cristiane Barbosa.

O projeto também visa a formação de jornalistas comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Entrei para o grupo de pesquisa no ano de 2019, quando estava cursando o segundo período de Jornalismo, por meio do projeto Portal da Ciência. Desde então, minha participação no Trokano tem sido muito enriquecedora, atuar no Portal e me envolver em eventos tem contribuído bastante para minha formação pessoal e profissional”, avaliou a estudante do Curso de Jornalismo da FIC/Ufam, Fabíola da Silva e Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página