Página inicial > Últimas Notícias > Webinário da FIC/Ufam discute cobertura fotojornalística da Covid-19 no Amazonas

• Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 19h03
  • Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 11h30

Por Gleilson Medins
Equipe Comunicação da FIC

Para levar informação e conhecimento científico qualificados aos alunos e profissionais da informação e comunicação, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) promove nesta quinta-feira, dia 25/06, o webinário “Cobertura fotojornalística da Covid-19 no Amazonas”, com a participação dos fotojornalistas Raphael Alves e Bruno Kelly.

Em tempos de pandemia, o Brasil e o mundo aprenderam a reconfigurar suas relações comunicacionais em todos os aspectos da vida cotidiana (afetivo, profissional, doméstico, comercial, familiar, etc...). Espaço e tempo ganharam novas interpretações e níveis de importância para muitas pessoas, sobretudo, àquelas que trabalham com a produção do conhecimento acadêmico.

A iniciativa é da Comissão de Comunicação Social da FIC e acontece às 16h com transmissão pelo canal FIC no youtube (link aqui). O webinário faz parte da série - FIC em movimento – que teve início no mês de maio e vem mostrando, por meio das redes sociais da FIC, o que os professores e técnicos da Faculdade vem produzindo neste período de pandemia, enquanto as atividades acadêmicas presenciais permanecerem suspensas.

Clique aqui para acessar o canal da FIC no youtube

Sobre o evento

A ideia dos organizadores é criar um amplo fórum de discussão a partir de palestras de dois fotógrafos experientes que cobrem a Amazônia e estão enfrentando o desafio de registrar os diversos desdobramentos da pandemia na região amazônica, especialmente na cidade de Manaus.

Além disso, a iniciativa pretende debater o quanto a subjetividade das imagens pode orientar nossa percepção crítica e refletir sobre tudo o que estamos enfrentando na atualidade, todas as transformações que tivemos que experimentar e nos adequar, dentro de um contexto sociocultural novo, conturbado e preocupante, cercado por incertezas e tensões políticas. Desta forma, observamos que a fotografia, mais uma vez na história, emerge como propulsora do pensar conflitante e revelador, rompendo, uma vez mais, as barreiras da contemplação.

Palestrantes

Raphael Alves – é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Fotografia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Artes Visuais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mestre em Fotojornalismo e Fotografia Documental pela London College of Communication/University of the Arts, em Londres. É colaborador de agências de notícias do Brasil e do exterior. Raphael Alves construiu sua trajetória fotográfica a partir da crítica social sobre o homem amazônico em sociedade, sobretudo, no contraste entre natureza e urbanidade e nas “verdades” dissonantes que o olhar exógeno sobre essa tensão relacional pode provocar. Desde 2010 Raphael Alves vem colecionando prêmios internacionais, e, em 2020 foi um dos selecionados no edital Arte como Respiro, do Itaú Cultural.

Bruno Kelly – é formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). É natural de São José dos Campos – SP, mudou-se para Manaus em 2009, quando começou a trabalhar como colaborador para a agencia internacional Reuters, para a agencia de jornalismo independente Amazônia Real e diversos jornais, revistas e ONGs do Brasil e do exterior.  Bruno Kelly acompanha a vida na Amazônia sob vários aspectos que transcendem o registro simplório da fauna e da flora. Suas lentes já revelaram para o mundo vários eventos (visíveis e “invisíveis”) locais e regionais como os jogos da Copa do Mundo de futebol 2014, o homem amazônico em seus diversos ecossistemas, novas ameaças às tribos indígenas em Raposa Serra do Sol, e, mais recentemente, o trabalho voluntário de enfermeiras indígenas na luta contra o coronavírus.