Página inicial > Últimas Notícias > Diálogos sobre o Jornalismo

Diálogos sobre o Jornalismo

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 15h29
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 19h16

"A função social do jornalista em tempos de pandemia"

Por Cristiane Barbosa

Equipe de comunicação da FIC

O repórter especial da Rede Globo, Marcelo Canellas, vai debater a função social dos jornalistas em tempos de pandemia durante o evento online “Diálogos sobre jornalismo”. O evento gratuito ocorre dia 18 de maio de 14h30 às 15h30 (horário de Manaus) e é uma realização do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com o Globo Universidade. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (https://bit.ly/2YSRGIp) até 12h do dia do evento e estão limitadas as 250 vagas.

O objetivo do evento é promover uma discussão sobre a importância do jornalismo para a sociedade, principalmente em momento de crise como o da pandemia de Covid-19. “O evento é destinado a estudantes, professores e profissionais da área de comunicação, mas também está aberto a todos que tiverem interesse em debater a temática da função social do jornalismo em tempos de pandemia”, explica o líder do Grupo Trokano, Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues.

O repórter Marcelo Canellas tem um trabalho marcado por reportagens na Amazônia e com enfoque humanístico. “Sempre achei que uma prerrogativa dos repórteres fosse tentar interferir na agenda de coberturas das empresas onde trabalham, no sentido de propor pautas que acreditam que sejam socialmente importantes”, diz o jornalista. Canellas entrou para a Globo em 1990 e fez reportagens premiadas para o Jornal Nacional e para o Globo Repórter.

A crise mundial provocada pelo Covid-9 colocou a imprensa em posição de destaque no enfrentamento ao vírus. “Percebemos com muita clareza nesse momento que notícias de qualidade salvam vidas e que a desinformação mata. Os profissionais de imprensa tem sido, ao lado dos profissionais de saúde, de suma importância no combate ao Covid 19. Por isso, convém debater o papel social do jornalismo para a sociedade em tempos de pandemia”, diz o líder do Grupo Trokano, Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues. Os participantes que fizerem inscrição e participarem das discussões receberão certificados.

As inscrições podem ser realizadas em: https://doity.com.br/dialogosjornalismo