Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 12 de março: dia do Bibliotecário
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

12 de março: dia do Bibliotecário

 

Se o paraíso fosse uma enorme biblioteca,  quem cuidaria dela?

 

Profissional

"Arrumar livros", "catalogar documentos", "administrar uma biblioteca"...Essas são as respostas mais comuns que circulam entre as pessoas quando a pergunta é sobre a função do bibliotecário. De acordo com o dicionário, bibliotecário "é o profissional encarregado de classificar, catalogar, conservar e distribuir livros em bibliotecas". Não está errado, mas esta é apenas uma pequena parte das diversas atribuições deste profissional da informação.

Para nos ajudar a compreender um pouco mais este assunto, a professora do colegiado de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dra. Célia Simonetti, explica que: "o trabalho do profissional bibliotecário auxilia profissões de várias áreas do conhecimento e pode aliviar tensões importantes do comportamento humano no dia a dia, pois estamos sempre à procura de informações para nos ajudar a sanar vários problemas. E muitas vezes essas informações estão dispersas, desorganizadas. Com sua presteza e elevado poder de organização e concentração, o bibliotecário ajuda a reduzir, por exemplo, o tempo de busca na pesquisa de informações importantes, e isso, às vezes, pode até ajudar a salvar vidas."

Sendo assim, podemos considerar que o bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia que trabalha para o progresso cultural do país. O Diado Bibliotecário em 12 de março foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional.

 

Atividade de recepção dos novos estudantes de Bibliotecnomia da FIC

 

Na Ufam

O Curso de Biblioteconomia foi criado em 1966, por meio da Resolução n. 29 de 14/11/1966, do Conselho Universitário (C.U) da então Universidade do Amazonas (UA). Em 1967, ano de sua instalação, o Curso de Biblioteconomia Constituiu com o Curso de Letras em 1967 o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Trata-se de um dos cursos mais antigos da Ufam, e ao longo dos seus 53 anos de instalação, já formou dezenas de estudantes nas estruturas curriculares de 1967, 1974, 1985, 1989, 1994 e a versão corrente é de 2009.

Atualmente o Curso de Biblioteconomia da Ufam é nota 4 na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (Mec) e está em constante transformação. "Nosso objetivo é formar profissionais para atuar com excelência profissional e humanidade, a partir de princípios éticos edificados desde o primeiro período do curso", destacou a coordenadora do curso, profa. Dra. Danielly Inomata.

registrado em:
Fim do conteúdo da página