Página inicial > Últimas Notícias > II Congresso de Jornalismo na Amazônia

II Congresso de Jornalismo na Amazônia

imagem sem descrição.

Para celebrar e refletir sobre os 50 anos de ensino de Jornalismo na Amazônia, a Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC-Ufam) promoveu, entre os dias 8 a 12 de abril o II Congresso de Jornalismo da Amazônia. Durante cinco dias, docentes, discentes e convidados discutiram qualidade do ensino e os principais desafios do profissional jornalista frente aos avanços tecnológicos e as novas demandas do mercado na Região Norte.

As mesas-redondas do congresso possibilitaram aos profissionais da área e acadêmicos um amplo fórum de debate para discutir a profissão e seus novos rumos. A organização do evento reuniu grandes nomes do jornalismo regional e nacional para conduzir as discussões. Destaque para o repórter especial da Rede Globo, Francisco José, que palestrou no último dia sobre o papel social do jornalismo, e participou da entrega de premiações aos melhores trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalhos (GTs) do evento, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação.

Outro ponto alto do congresso foi a mesa-redonda sobre jornalismo, poder e democracia, mediada pela Profª. Dr.ª Ivânia Vieira, do curso de Jornalismo da FIC. A mesa contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), o sociólogo Adelson Fernando (ICSEZ-Ufam) e a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Dora Tupinambá. Neste debate, houve grande participação da plateia, especialmente dos alunos.

Na parte da tarde, além dos grupos de trabalho, as atividades trataram de abordagens técnicas sobre o exercício da profissão jornalística. Com foco no mercado, nove oficinas com temas contemporâneos apresentaram novas ferramentas para o desenvolvimento das habilidades técnicas dos participantes. Foram elas: Gestão de Mídias Digitais, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Ética na Produção Webjornalística, Jornalismo de Dados, Técnicas de Oratória, Radiojornalismo, Jornalismo nos Stories do Instagram e Produção Textual para a TV.

Além das oficinas, os estudantes de graduação participaram das defesas dos trabalhos submetidos ao Expocom 2019, no qual as produções experimentais das disciplinas dos cursos de comunicação da FIC serão indicadas para a edição regional do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom 2019), que será realizado no município de Parintins.

O curso de jornalismo da Ufam é o pioneiro da Região Norte e o responsável pela formação da maioria dos profissionais que atuam hoje no mercado local e regional. Assim como também forma grande parte dos professores de jornalismo do Estado do Amazonas, especialmente os que atuam nas universidades particulares.

O II Congresso de Jornalismo da Amazônia em alusão aos 50 anos de ensino de jornalismo na região, foi organizado pelos professores do cursos de Jornalismo da FIC-UFAM, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Prefeitura Municipal de Manaus.