Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docentes do Curso de Jornalismo

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 22h28 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 17h51 | Acessos: 3246

NOME DO PROFESSOR

TITULAÇÃO

REGIME DE TRABALHO

Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues

Doutor

Dedicação Exclusiva

 

Camila Leite de Araújo

Doutora

Dedicação Exclusiva

Cristiane de Lima Barbosa

Doutora 

 Dedicação Exclusiva
Grace Soares

Mestre - Dedicação exclusiva

Doutora

Dedicação Exclusiva

Ítala Clay de Oliveira Freitas

Ivânia Maria Carneiro Vieira

Doutora

Dedicação Exclusiva

João Bosco Ferreira

Mestre

Dedicação Exclusiva

Mirna Feitoza Pereira

Doutora

Dedicação Exclusiva

Rafael Sbeghen Hoff

Doutor

Dedicação Exclusiva

Renan Albuquerque Rodrigues

Doutor

Dedicação Exclusiva

 

 

 

Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Tem experiência na área de Comunicação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunicação, Amazônia, Teorias do Jornalismo, meio ambiente e jornalismo científico e ambiental. Professor do Curso de Jornalismo da Ufam.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/6064689318678257

 

 

Antônio José Vale da Costa

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1974). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Amazonas.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/1561414849574043

 

 

Carlos Alberto Corrêa Dias

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo

 

Não possui curriculo na Plataforma Lattes

 

 

Elisabeth Duarte Cavalcante

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo

 

Não possui curriculo na Plataforma Lattes

 

 

Gilson Vieira Monteiro

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas. Seu artigo "A metalinguagem da roupas" foi revisitado pela revista eletrônica Estética, da Universidade de São Paulo (USP), no segundo número de 2009, publicado em janeiro de 2010. Transformou-se em um dos pensadores mais referenciados na área de moda, citado ao lado de Roland Barthes, Umberto Eco, Jean Boudrillard, Michael Mafesoli, Nestor Garcia Canclini, Gilles Lipovetisky entre outros. É Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador do Programa de Mídias Digitais da Ufam (ECOEM/UFAM) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM). Com o projeto do Centro de Mídias Digitais da Ufam (Cemidi) tornou-se Bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/9075952334039287

 

 

Ítala Clay de Oliveira Freitas

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Comunicação e Semiótica: Artes, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, pela PUC-SP (2010). Atualmente compõe o quadro docente do Departamento de Comunicação Social (Curso de Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Conselho de Gestão da TV Universitária do Amazonas, Tutora do PET Comunicação Social (UFAM) e Membro Convidada do Comitê Local de Acompanhamento do PET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/1194804661615642

 

 

Ivânia Maria Carneiro Vieira

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas(1982), especialização em TEORIA E PESQUISA EM COMUNICAÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas(1995) e mestradopela Universidade Federal do Amazonas(2001). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Amazonas e CLT da Jornal A Crítica. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em COMUNICAÇÃO SOCIAL. Atuando principalmente nos seguintes temas:discurso, mulher, discurso, trabalho, mulher.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/1719336988574799

 

 

João Bosco Ferreira

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é professor assistente III da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador de Curso e professor da Universidade Nilton Lins. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, educação, sociedade, educomunicação, comunicação de massa, e movimentos sociais.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

 

 

Maria da Conceição de Lima Derzi

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo

 

Não possui curriculo na Plataforma Lattes

 

 

Maria Sandra Campos

Doutorado em Letras, concentração Estudos Línguísticos pela UFF (2009). Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (2005). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1987); É Professora Adjunto, Nível I na Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, lotada no Departamento de Comunicação Social. Participa do Projeto Internacional AMPER-POR (Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico) como responsável pelos trabalhos na Região Norte do Brasil.

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/2057190547885429

 

 

Mirna Feitoza Pereira

É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (mestrado acadêmico), do qual é a atual coordenadora. Ministra disciplinas relacionadas aos processos midiáticos contemporâneos, às práticas jornalísticas e às teorias, metodologias e epistemologias da comunicação. Coordena e executa projetos de pesquisa básica e aplicada, projetos de extensão universitária e orienta trabalhos de conclusão de curso (graduação e mestrado acadêmico) e projetos de iniciação científica. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). Desenvolve pesquisas na área de comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação e processos culturais; processos comunicacionais e semiótica; comunicação e espaço urbano; ecossistemas comunicacionais. Atualmente coordena o projeto de pesquisa o projeto de pesquisa "Meios, linguagens e mensagens: exploração dos ecossistemas comunicacionais nos espaços da cultura". Acumula mais de 25 anos de experiência profissional em jornalismo e em outros setores da comunicação, atuando na elaboração, coordenação e execução de projetos, processos e produtos de comunicação em organizações públicas e privadas, entre elas, o jornal Folha de S.Paulo, a Agência Click, a TV Cultura Manaus, a agência Saga Publicidade e a Fapeam. Publica artigos e textos de divulgação científica em sua área, com destaque para Mapa do Jogo. A diversidade cultural dos games (org. com Lúcia Santaella, Cengage Learning), vencedor do Prêmio Jabuti (3º lugar), e A imagem do real. A transformação da realidade em espetáculo no telejornalismo (Edua/UFAM). É líder do Mediação Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela UFAM no CNPq).

 

Endereço para acessar Currículo Lattes

lattes.cnpq.br/3672143405880289



Leia mais: https://www.ficufam.com.br/servi%c3%a7os/docentes/
Fim do conteúdo da página