Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo Mediação realiza evento em alusão aos 10 anos de atividades na Ufam

  • Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 16h37
  • Última atualização em Sábado, 22 de Mai de 2021, 08h55
  • Acessos: 384

Por Cristiane Barbosa

O Grupo de Pesquisa Mediação realiza, até o próximo dia 21/05, a Jornada de Estudos em Comunicação, Complexidade e Culturas - Dez Anos Mais, com apresentação das pesquisas em curso. O evento, alusivo aos dez anos de atividades do GP Mediação, traz de forma remota, via internet, para a sociedade as pesquisas em curso no grupo em sessões de comunicação, além de palestras, rodas de conversa com pesquisadores egressos e apresentações culturais.

O ponto alto da programação será o lançamento do livro Linguagens e Comunicação na Amazônia, organizado pelas pesquisadoras e professoras de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), Dra. Mirna Feitoza Pereira e Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas e pelo pesquisador Prof. Dr. Wilson de Souza Nogueira.  Editado pela Valer, o livro reúne uma mostra da produção científica do grupo nesses dez anos, com 16 capítulos e 18 autores e autoras egressos do grupo.

Segundo a fundadora e líder do GP, Mirna Feitoza Pereira, durante o evento será apresentada a nova proposta de pesquisa do Mediação, desenvolvida ao longo do ano de 2020 a partir da avaliação de sua trajetória e dos cenários descortinados pelo grupo em uma década de atividades. “O principal objetivo é de celebrar os dez anos de atividade do grupo de pesquisa Mediação (Ufam/CNPq), divulgando as pesquisas e experiências do grupo nesse período”, explicou Mirna. Além disso, este é um espaço para apresentar os resultados parciais das iniciações científicas em curso. Na programação inicial da Jornada, Mirna apresentou a trajetória do GP por meio de fotos e lembranças de diversos pesquisadores, frisando os resultados e frutos do grupo.

Abertura do evento

Com o cerimonial realizado pelo estudante de Jornalismo Gabriel Bravo, a abertura do evento, na manhã de quarta-feira (19/05), contou com a presença do diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues. Na oportunidade, o diretor destacou a importância do trabalho de pesquisa científica realizado pelo GP Mediação, ainda que num cenário de crise na ciência brasileira, agravado nos últimos três anos, com cortes sucessivos de verbas e bolsas reduzidas.  

Segundo ele, vários grupos como o Mediação tomaram a correta decisão de resistir. “Fazer ciência no nosso País é uma demonstração de resistência. Tenho certeza que os membros do grupo estão com vontade de produzir dentro da universidade pública, renovados, aguerridos, a manter-se nessa trincheira de defesa de produção de conhecimento na Ufam. Por isso, 10 anos é para ser comemorado, por que é uma trajetória de dificuldades, mas de muitas vitórias que ultrapassam esses desafios, visto que o grupo está realizando este evento para demonstrar aquilo que está pesquisando, o que já pesquisou.  O grupo está de parabéns por ter insistido, produzido e provado que é possível fazer ciência de qualidade dentro da região norte”, destacou o diretor.

A também líder do grupo Ítala Clay de Oliveira Freitas, presente na abertura do evento, deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Estamos celebrando hoje além dos nossos 10 anos, a nossa capacidade como seres humanos de nos organizarmos e construirmos nossa história com sentido de coletividade. Sendo assim, quero destacar nesta fala de abertura dois sentimentos que me posicionam sempre, sempre mesmo o que me posicionam o orgulho de ser Ufam e a alegria de estar no Mediação com pesquisadores comprometidos com a nossa realidade social e ao mesmo tempo sensíveis ao seu oficio pedagógico. Pessoas dedicadas que se preocupam com o ser humano e buscam tornar a universidade um lugar cada vez melhor”, afirmou.

Sobre o GP Mediação

Criado em 2010, no então Departamento de Comunicação Social do Instituto de Ciências Humanas e Letras, o grupo completou dez anos em 2020. Nesse período, o GP Mediação acolheu e deu apoio a pesquisas na área de Comunicação, com ênfase nos estudos dos processos comunicativos como problema semiótico, contribuindo com a produção de conhecimento e a formação de pesquisadoras e pesquisadores em todos os níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento. Em 2020, a linha de pesquisa Linguagens da Comunicação, que abrigou e deu o norte para o conjunto de experiências vividas nesse período, deu lugar a três novas linhas: Culturas e Produção de Linguagens e Comunicação (Linha 1); Ambientes Narrativos Comunicacionais (Linha 2) e Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação (Linha 3).

Confira mais informações sobre o evento no site: https://www.even3.com.br/DezAnosMais

Instagram: @grupo_mediacao

registrado em:
Fim do conteúdo da página