Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FIC realiza Semana de Abertura do Ano Letivo de 2020

  • Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 19h11
  • Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 15h35
  • Acessos: 1058

Por Cristiane Barbosa

Na semana de 09 a 13/03, acontece a Semana de recepção dos calouros dos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os cursos de graduação preparam uma programação especial para receber e apresentar aos novos estudantes tudo que a faculdade tem para oferecer.

Na quarta-feira (11/03), será realizada às 9h (para as turmas do turno matutino) e às 18h30 (para o turno noturno), a Aula Inaugural para todos os alunos da FIC (calouros e veteranos) com a participação do reitor Sylvio Puga e do diretor da faculdade, Allan Rodrigues. O evento ocorrerá pela manhã no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor norte do Campus Universitário. A aula inaugural para o período noturno ocorrerá no Auditório da Faculdade de Educação (Faced).

Para as duas ocasiões foi convidado o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e jornalista, Felipe Pena, que irá proferir a palestra ‘Fake News e os Riscos para a Democracia’. Segundo o diretor da FIC, Allan Rodrigues, esta é a primeira vez que a aula inaugural ocorre nesse formato, unificando os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas.

“A importância da Semana de Abertura do Ano Letivo de 2020, que compreende tanto a recepção dos calouros quanto dos veteranos é fazer um momento de integração entre os cursos, fortalecer os laços entre professores, técnicos administrativos e alunos da FIC”, afirmou.

Além disso, o diretor destacou que a ideia é promover reflexões críticas em cada curso e de promover uma reflexão mais ampla na aula inaugural com a vinda do convidado de renome nacional.

Confira a seguir a prévia das programações de cada curso.

Curso de Arquivologia

Dia 09/03 (2ª feira) - Recepção dos calouros pelo Centro Acadêmico e boas-vindas iniciais.

Dia 24 (3ª feira) - 18h: Apresentação do Curso de Arquivologia pelos professores e Coordenação. Participação da Diretora da Assistência Estudantil, que ainda está para confirmar. Local: Auditório Rio Negro, entrada do ICHL.

Dia 25 (4ª feira) – 18h: Apresentação de pesquisas e da Nova Grade Curricular do Curso, para todos os alunos do curso e interessados. Local: Auditório Rio Negro.

 

Curso de Biblioteconomia

Dia 09/03 (2ª feira) –  8h30 – Acolhida. Café da manhã. Local: Miniauditório da FIC.
9h30 – Tour pela Ufam; 10h30 – Adoção dos calouros; 11h20: Liberados das atividades com os veteranos.

Dia 10/03 (3ª feira) –  8h30 – Abertura. 9h - Fala da coordenação; 9h19: CABAM + Vídeo do Mateus Rebouças; 9h24: Projeto Podcast; 9h29: Pibic Luiz Eduardo; 9h34: Café da manhã; 10h: encerramento.

Dia 12/03 (5ª feira) –  8h30 – Abertura; 9h: Bibliotecária da TV A Crítica – Ellen Alfon*; 9h15: Bibliotecária da UEA – Jeane Macelino Galves*; 9h30: Bibliotecário da Ufam– Cleiton Mota*; 9h45: Bibliotecária da Biblioteca Prisional – Andreia Oliveira*;  10h: Bibliotecário Hospital Alfredo – Júlio Sampaio*;  10h15: Mensagem de vídeo - Gabriela Pedrão. "O que é ser bibliotecário na modernidade?" *; 10h20: Perguntas e respostas; 10h30: café da manhã/ 11h: encerramento.

*A confirmar

 

Curso de Jornalismo

09/03 (2ª feira) - 8h30: Café da manhã e adoção dos calouros (Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor) – Sala: Ana Délia. 9h30: Conversa do coordenador de jornalismo com os calouros: atribuições da coordenação (Coordenação de Jornalismo) – 10h30: Apresentação dos professores de jornalismo aos calouros. 13h30: Tour pela Ufam; (Cajor) - Campus Setor Norte.

10/03 (3ª feira) – 9h: Apresentação do Cajor: Manual do Calouro (projetos de pesquisa, iniciação científica, extensão, bolsas e voluntariado. Sala: Ana Délia; 14h: Oficina de Radiojornalismo com o professor Rafael Hoff. Local: Miniauditório da FIC.

11/03 (4ª feira) – 9h: Aula Inaugural da FIC com a participação do Jornalista e professor Felipe Pena, Reitor da Ufam e Diretor da FIC para todos os alunos da FIC. Auditório Rio Amazonas - FES. 14h: Oficina de Jornalismo Televisivo com jornalista Natália Freire. Local: Miniauditório da FIC.

12/03 (5ª feira) - Roda de Conversa: A função social do Jornalismo, com a participação do Jornalista Felipe Pena (UFF), Auxiliadora Tupinambá (Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Manaus) e professora Mirna Feitoza e do Diretor da FIC Allan Rodrigues. Sala: Ana Délia; 14h - Oficina de Jornalismo Impresso e Web Jornalismo com a jornalista Aruana Branezi. Local: Miniauditório.

13/03 (6ª feira) - 09h: Programação Cultural: Mostra de Talentos (exposição de livros, sarau artístico, varal de poesias, fotos, etc.) Local: Miniauditório. 14h: Oficina de Fotografia com a acadêmica Caroline Lins. Local: Miniauditório da FIC.

 

Curso de Relações Públicas

09/03 (2ª feira) - Recepção e apresentação: Veteranos e Calouros; Dinâmicas de entrosamento; informações gerais sobre a Ufam: ônibus, logística RU, matérias e etc; Momentos Top 10; Tour pela Universidade.

10/03 (3ª feira) - Auditório da Faculdade de Direito

Apresentação do Curso - Apresentação CARP - Apresentação do que é Iniciação Científica - Apresentação dos projetos de Extensão -  Apresentação do PET.

12/03 (5ª feira) - Auditório Rio Amazonas (FES)

Mesa-redonda com prfissionais do 1º setor (Cleamy Albuquerque), 2º setor  ( Caren Baraúna) e 3º setor (Carol Lemos) e com os estagiários do curso do 1º setor (Daniel Oliveira), 2º setor (Rita Holanda) e 3º setor (Emanuelle Siqueira).

13/03 (6ª feira) - Café da manhã - Integração

registrado em:
Fim do conteúdo da página